quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROJETOS SOCIAIS

Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por meio de contribuições voluntárias, a sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum.
Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade , além de despertar o sentimento de solidariedade.
O Projeto Social nasce do desejo de uma ou varias pessoas de mudar a realidade em que vive. Varios são os Projetos desenvolvidos pelo mundo a fora, todos com o mesmo objetivo: mudar a realidade em que vivem. Para um bom projeto é necessario conhecer bem a realidade problema, para isso torna-se necessario uma boa pesquisa para levandar os principais dados. E assim montar o projeto para mudar


PLOBLEMAS SOCIAIS

Entre os países de terceiro mundo, há os chamados “países em desenvolvimento” por causa do progresso de suas economias. O Brasil é um dos que, apesar disso, ainda conta com graves problemas em sua estrutura social, como educação saúde e moradia.
No Centro de São Paulo,assim como os outros bairros as diferenças entre ricos e pobres que convivem lado a lado.Alguns dos problemas tais como trabalho infantil ,anafalbetismo,condições de trabalho,saneamento básico e expectativa de vida são problemas dos quais infelizmente ainda convivemos.


Imagem 01: Morador de Rua, infelizmente hoje em dia é comum ver esse tipo de problema no Centro de São Paulo e em outros pontos da cidade.

Imagem 02: Lixo, as pessoas ainda não se conscientizaram que o lixo traz muitos problemas a saúde e acabam jogando lixos em lugares indevidos.

FORMAS DE SOCIABILIDADE


Diversos tipos de relações sociais que se estabelecem entre os membros de uma coletividade e as diversas formas por que esses membros estão ligados ao todo social ou pelo todo social.
O ser social também é um indivíduo que vive em sociedade e participa da mesma,n[os todos somos seres sociais,estudamos,trabalhamos,vivemos em comunidade e participamos dela,vamos a igreja,ao mercado,ao cinema etc.
São diversas as tribos que estão surgindo conforme a evolução da sociedade depende da identificação e da pré-disposição de cada individuo,sendo a natureza humana a necessidade de estar e participar de um grupo social.


Imagem 01O grafite é conciderado um expressão cultural no âmbito das artes visuais,aproveitando os espaços públicos e os artistas manifestam-se.


Imagem 02: Praça do Anhangabaú, espaço especial para atrações públicas ex: festivais, feiras culturais, esportes e etc.

CULTURA ERUDITA

Cultura erudita é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. Trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta. A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fato de este fator viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é viavel a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento.É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existe são grupos sociais que mantêm entre si relações de dominação e de subordinação.

Imagem 01: Teatro Minicipal, parte dele não é gratuito e as pessoas ligada à elite buscam conhecimentos e outros tipos de lazer.

Imagem 02: Livraria Saraiva, forma intelectual de buscar conhecimentos, aberto ao público mais não enconta-se todas as classes sociais neste local.

CULTURA POPULAR




Cultura popular, cultura de massa ou cultura pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna.
A cultura popular está constantemente mudando e é específica quanto ao local e ao tempo. Dentro da cultura popular, formam-se correntes, na medida em que um pequeno grupo de indivíduos terá maior interesse numa área da qual a cultura popular mais generalizada se percebe apenas parcialmente a existencia.
Os ícones da cultura popular tipicamente atraem uma maior quantidade e variedade de público

Imagem 01: Somos Cultura

Imagem 02: Atração na Rua Direita, uma opção de boa música com a jovem tocando violino, atraindo o público que por ali passava.